Os Prémios Morningstar para as melhores gestoras do ano pretendem recompensar as gestoras que proporcionaram uma rentabilidade ajustada ao risco superior à das suas concorrentes de forma sustentada ao longo da sua gama de fundos.
Existem 3 tipos de Prémios Morningstar para as Melhores Gestoras de Fundos de Investimento:
Prémio Morningstar para a Melhor Gestora de Renda Variável: participaram neste Prémio Morningstar as gestoras que tinham, pelo menos, 5 fundos de renda variável com Rating a 5 anos disponíveis para comercialização em Espanha.
Prémio Morningstar para a Melhor Gestora de Renda Fixa: participaram neste Prémio Morningstar as gestoras que tinham, pelo menos, 5 fundos de renda fixa com Rating a 5 anos disponíveis para comercialização em Espanha.
Prémio Morningstar para a Melhor Gestora Global: participaram neste Prémio Morningstar as gestoras que tinham, pelo menos, 5 fundos de renda variável e, pelo menos, 5 fundos de renda fixa com Rating a 5 anos disponíveis para comercialização em Espanha.
Apenas foram tidos em consideração os fundos com, pelo menos, cinco anos de historia e que tenham recebido um Rating Morningstar a 5 anos.
A Morningstar reserva-se o direito de excluir do cálculo todos os fundos que não tenham mantido, durante os últimos cinco anos, uma política de investimento consistente com a sua pertença à categoria Morningstar.
Cada fundo receberá um Scoring que será igual ao Morningstar Risk-Adjusted Return (MRAR) a 5 anos.
Será calculado um Scoring para cada gestora que será igual à média aritmética dos Morningstar Risk-Adjusted Return (MRAR) a 5 anos obtenidos pelos fundos da gestora.
Os vencedores foram as seguintes gestoras:
MELHOR GESTORA NACIONAL DE RENDA VARIÁVEL
Montepio Gestão de Activos
MELHOR GESTORA NACIONAL DE RENDA FIXA
Caixa Gestão de Ativos
MELHOR GESTORA NACIONAL GLOBAL
Caixa Gestão de Ativos
MELHOR GESTORA ESTRANGEIRA DE RENDA VARIÁVEL
Neuberger Berman
MELHOR GESTORA ESTRANGEIRA DE RENDA FIXA
T. Rowe Price
MELHOR GESTORA ESTRANGEIRA GLOBAL
T. Rowe Price